sexta-feira, 29 de março de 2019

Exposição de Fotojornalismo


O sabor da Língua Portuguesa



Projeto Fotojornalismo desenvolvido pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa. As atividades foram realizadas no decorrer do 1º semestre do ano letivo de 2018.
Seção Projeto
A classe foi dividida em grupos entre quatro e cinco alunos. Cada um deles representando uma pequena empresa de fotojornalismo. Eles tiveram de tirar de uma a três fotografias relacionadas ao título: “O sabor da língua portuguesa”.
Seguindo as orientações, os alunos se reuniram em grupos. Cada grupo corresponde uma pequena empresa de fotojornalismo.
A primeira encomenda dessa empresa é uma coleção de até três fotografias com o título “O sabor da língua portuguesa”.
Antes de fotografarem por aí, no entanto, os alunos apresentaram, em folha à parte, um projeto do que pretendiam fazer.
Para isso, seguiram este roteiro:
II. Justificativa: Por que o trabalho de vocês é importante para a defesa do tema proposto?
III. Metodologia: Como vocês vão obter as fotos? Quem vai fazer o quê no exercício?
Além disso, as fotografias devem vir acompanhadas de legendas. 









Professores responsáveis: Marlon do Carmo Silva e Sirlane da Silva.



domingo, 24 de março de 2019

HALLOWEEN - 2018


Data comemorativa típica dos países anglófonos.



A intenção do projeto foi propiciar aos discentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos percebendo as diferenças culturais entre os vários países e discutir o choque cultural através de uma análise crítica.





                          




















Objetivos específicos:

- Desmistificar os preceitos e preconceitos criados em relação ao Halloween, analisando e trabalhando de forma cultural e não religiosa; 
- Conhecer as lendas e contos do Halloween; 
- Valorizar manifestações culturais; 
- Incentivar a busca pelo conhecimento. 






Professores responsáveis: Thays Paiva D'Alessandro e Evaristo.

Professores apoiadores e orientadores: Ângela, Amadeu, Sirlane, Marina (OE), Luis (OE), Marlon (OE), Clarilton (OE), Angelina (OE), Rosângela, Daniele (OE), Leonardo (OE), Thiago (Mural Criatividade).

Participação especial: Grêmio Estudantil e Clube de Eventos.
Realização dia 31/10/2018. 

sábado, 23 de março de 2019

As diversas Artes na cidade de São Paulo


Projeto As diversas Artes desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa. As atividades foram realizadas no decorrer do 4º bimestre do ano letivo de 2018.
A culminância desta Situação de Aprendizagem foi uma caminhada pelo Centro Histórico de São Paulo (passando pelos marcos históricos) até a Avenida Paulista (MASP).



 O passeio ao Centro Histórico de São Paulo foi ótimo, e sou muito grata pelos professores terem proporcionado essa experiência para nós. O passeio em si, me mostrou muita coisa nova e muitos lugares que desde pequena eu sempre quis visitar. Além disso, será algo que eu levarei para o resto da minha vida, foi um complemento, adicionou muito na minha aprendizagem e desenvolvimento como estudante e como pessoa. Então, agradeço muito por essa experiência maravilhosa e que venham mais aulas como esta, para tirar os alunos da rotina e mostrar a eles a cultura que há ao nosso redor. (Débora França, 1º ano C).



 “O passeio cultural foi muito incrível, pois passamos por lugares históricos onde a cidade de São Paulo teve início, como o Páteo do Collegio; fomos à Catedral da Sé e em outros pontos históricos também. Fizemos uma caminhada até a Avenida Paulista, onde se concentra uma boa parte do comércio. O mais interessante foi o quão os locais estão preservados e ver a importância deles e o quanto eles nos informam. Não foi apenas um passeio, foi uma aula com muito aprendizado”.
(Victoria Carneiro de Almeida Silva, 1° ano B).




“Eu gostei muito da caminhada pela cidade de São Paulo, pois pude conhecer muitos lugares históricos, e também pude aprender mais sobre a história, arte, literatura. Apesar de passar por muitos pontos turísticos no centro de São Paulo, o que eu achei mais interessante foi a Avenida Paulista, pois sempre tive o sonho de conhecê-la”. 
(Tainá Silva, 1º ano C).






Professores responsáveis: Marlon do Carmo Silva, Sirlane da Silva, Kelly Cristina Montani, Thays Paiva D’Alessandro, Kamila Filand e Marcos Tavares.

O cordel com a corda toda!


Projeto Literatura de Cordel desenvolvido pelos alunos do 1ª série do Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa. As atividades foram realizadas no decorrer do 4º bimestre do ano letivo de 2018, na EMTI Prof. Pedro Casemiro Leite.
                                 

                                







Professores responsáveis: Marlon do Carmo Silva, Sirlane da Silva e Kelly Cristina Montani.
Professores apoiadores: Paula Roberta (Sala de Leitura) e Evaristo Almeida (Orientação de Estudos).

INSTALAÇÃO POÉTICA

Projeto Instalação Poética desenvolvido pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa. As atividades foram realizadas no decorrer do 3º e 4º bimestres do ano letivo de 2018. A culminância do Projeto aconteceu no evento realizado no dia 21 de novembro de 2018: I VIRADA CULTURAL DO PEDRO, na EMTI Prof. Pedro Casemiro Leite.


Fazendo arte: do poema à instalação
Sob a orientação do professor, a classe foi direcionada a se organizar como se fosse uma agencia de produção e direção de arte.
Produção de arte é a atividade de elaborar e executar projetos ligados á arte e à cultura. Direção e arte é a atividade de usar todo o conhecimento disponível para tornar algo visualmente agradável e artístico aos olhos dos outros.
A agência de produção e direção de arte recebeu um importante trabalho: vai participar de uma mostra cultural da comunidade local. Para isso, produzirá uma instalação que traduza um nível de significação da linguagem poética em um poema.
Chamamos de instalação a obra e arte que procura instalar-se em um espaço produzindo efeitos sensoriais no público. Ela valoriza tanto a obra como o espaço onde é exposta, transformando-o em obra de arte. As instalações podem ser visuais, mas também sonoras, olfativas etc. O importante é que elas sejam um momento de encontro do público com a arte instalada em um espaço.

Mas isso é arte? Do poema à instalação
Seguindo as orientações do professor, cada agência de produção e direção de arte vai criar uma instalação artística que traduza de modo original e inventivo a interpretação que fizeram de um poema selecionado.
I.                    Compreender bem a teoria do nível de significação estudado;
II.                  Aplicá-lo no processo de interpretação de um poema;

III.                Transformar essa interpretação em uma instalação.



















Professores responsáveis: Marlon do Carmo Silva, Sirlane da Silva, Kelly Cristina Montani, Ângela Mariano.
Professores apoiadores: Evaristo Almeida (Língua Inglesa e Orientação de Estudos), Marcos Tavares (Educação Física), Paula Roberta (Sala de Leitura), Angelina Pulchério (O. E.), Luis Gadini (O.E.), Marina Leal (O.E.).