A professora Rosângela deu início à Formação
MMR – Pedagogia da Presença, fazendo uma contextualização acerca do tema,
ressaltando a importância dos princípios e premissas do Ensino Integral, com
foco nos Quatro Pilares da Educação. Após breve introdução ao tema, a
professora Kelly elencou alguns exemplos que ocorrem no cotidiano da
nossa escola, com os nossos alunos; estabelecendo uma análise sobre o que a
Pedagogia da Presença representa e como ela está inserida em nosso cotidiano.
As professoras ainda ressaltaram qual é a função prática da pedagogia da
presença: evitar a evasão escolar; e definiram a pedagogia da presença como uma
estratégia de gestão, em conformidade com as bases teóricas. As professoras
entregaram um amplo material que foi utilizado para elaboração e planejamento
da Formação sobre Pedagogia da Presença. Logo após a formação teórica, as
professoras Kelly e Rosângela convidaram o grupo a participar de uma
oficina de Ensino Híbrido a respeito do tema; as atividades de cada estação
propiciaram interação e dinamismo.
Foi um aprendizado em minha vida, quando pensei no tema para meu programa de ação não imaginava que tomaria tamanha repercussão e envolvimento de todas as área, de forma dinâmica e envolvente. Quando convidei a professora Kelly Montani para ser minha parceira nesta caminhada de formação também ainda não tinha essa percepção, mas ao preparar com ela o material que seria utilizado, estudado e compartilhado, e após este ainda breve estudo poder ver o envolvimento da Kelly, o quanto ela pegou para si naquele momento e as tantas reflexões que realizou e novamente juntas na organização eu ali a ouvindo e me deliciando com tamanha propriedade de suas palavras e de seus ensinamentos e quando começamos a pensar nas atividades, pois tínhamos uma ideia de oficinas e assim foi construindo cada pedacinho de nossa formação, essa presença se fez realmente presente. E ao iniciarmos e observar cada expressão, cada gesto, cada envolvimento dos professores para com aquele momentos eu ali por um instante pensei, como é bom ser educadora, ao ver a emoção presente na Kelly e por que não em mim também, ficou nítido e internalizado a teoria na Prática. Sobre as estações do ano nós duas éramos outono estação que escolhemos por ser a 🎁 mas percebemos no decorrer e no trabalhar de todas as estações que uma completa a outra não de forma contínua mas de forma a estabilizar a temporalidade do ano e assim percorrendo cada estação percebemos que somos todas e precisamos de todas. Vim embora aquele dia me sentindo Sucesso, me sentindo motivada e ao ouvir minha companheira em seus agradecimentos e eu a ela me senti no lugar certo, na Educação.❤️🙏
ResponderExcluir