sexta-feira, 21 de junho de 2019

DA LEITURA AO QUIZ



TEXTO LITERÁRIO – DA LEITURA AO QUIZ

Neste trabalho far-se-á uma abordagem sobre o texto literário em situação de ensino, em sala de aula, como elemento motivador para o letramento literário. Parte-se da ideia de que a leitura favorece a formação cognitiva do aluno, focalizando a leitura de texto literário, que poderá ajudar no desenvolvimento do aluno promovendo a compreensão dos valores humanos e da realidade a sua volta.  É importante ressaltar que a leitura ajuda a formar uma postura crítica e reflexiva.

Objetivo com o Quiz em sala de aula como estímulo, de forma a encontrar métodos que auxiliem os alunos a assimilarem os conhecimentos dos conteúdos estudados. Logo, tenta-se comprovar que trabalhar com o Quiz é motivar a leitura, a criticidade e a fixação dos conhecimentos dos alunos frente às temáticas discutidas sobre os textos literários estudados em sala de aula, atividade que culminou em um projeto de intervenção proposto pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, no formato de oficina, que foi aplicado em sala de aula

Trabalhar com o Quiz em sala de aula, consiste não apenas em ensinar ao aluno a trabalhar em equipe com os colegas, trata-se de utiliza-lo, com método avaliativo dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, seja através de leituras de textos literários ou de debates em sala de aula entre outros, adotar-se-á, ainda a pesquisa descritiva de modo a fazer observações quanto ao desempenho dos alunos nas leituras, debates e apresentações de seminários em sala de aula e por fim o Quiz que visou avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos através de um conjunto de perguntas extraídas dos conteúdos ministrados em sala de aula. A leitura, a discursão e a avaliação dos conhecimentos são importantes para qualquer aluno construir uma afinidade entre o texto literário e fixação dos conteúdos estudados por eles nos tais textos, uma vez que poderão dar uma maior compreensão ao estudante a partir da apropriação da linguagem e do conteúdo linguístico, social e artístico.

                                                                                   
 

Disciplina: Língua Portuguesa.
Professor: Marlon do Carmo.                               
    Série/Turma: 2ª série (C e D).







Nenhum comentário:

Postar um comentário