TEXTO LITERÁRIO
– DA LEITURA AO QUIZ
Neste
trabalho far-se-á uma abordagem sobre o texto literário em situação de ensino,
em sala de aula, como elemento motivador para o letramento literário. Parte-se
da ideia de que a leitura favorece a formação cognitiva do aluno, focalizando a
leitura de texto literário, que poderá ajudar no desenvolvimento do aluno
promovendo a compreensão dos valores humanos e da realidade a sua volta. É importante ressaltar que a leitura ajuda a
formar uma postura crítica e reflexiva.
Objetivo
com o Quiz em sala de aula como estímulo, de forma a encontrar métodos que
auxiliem os alunos a assimilarem os conhecimentos dos conteúdos estudados.
Logo, tenta-se comprovar que trabalhar com o Quiz é motivar a leitura, a
criticidade e a fixação dos conhecimentos dos alunos frente às temáticas
discutidas sobre os textos literários estudados em sala de aula, atividade que
culminou em um projeto de intervenção proposto pelos alunos da 2ª série do
Ensino Médio, no formato de oficina, que foi aplicado em sala de aula
Trabalhar
com o Quiz em sala de aula, consiste não apenas em ensinar ao aluno a trabalhar
em equipe com os colegas, trata-se de utiliza-lo, com método avaliativo dos
conhecimentos adquiridos pelos alunos, seja através de leituras de textos
literários ou de debates em sala de aula entre outros, adotar-se-á, ainda a
pesquisa descritiva de modo a fazer observações quanto ao desempenho dos alunos
nas leituras, debates e apresentações de seminários em sala de aula e por fim o
Quiz que visou avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos através de um
conjunto de perguntas extraídas dos conteúdos ministrados em sala de aula. A
leitura, a discursão e a avaliação dos conhecimentos são importantes para
qualquer aluno construir uma afinidade entre o texto literário e fixação dos conteúdos
estudados por eles nos tais textos, uma vez que poderão dar uma maior
compreensão ao estudante a partir da apropriação da linguagem e do conteúdo
linguístico, social e artístico.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Professor:
Marlon do Carmo.
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