quinta-feira, 19 de março de 2020

Roteiro de estudos para casa - 1ª série


Em virtude das ações preventivas em relação ao COVID-19, a equipe docente da E. E. Prof. Pedro Casemiro Leite está elaborando um Roteiro de Estudos para casa, com o intuito de minimizar as consequências da suspensão temporária das aulas presenciais.
Todas as atividades domiciliares estão inseridas plataforma Google Classroom, nos respectivos Blogs das áreas de conhecimento, nos grupos de WhatsApp das turmas, além de haver a possibilidade da retirada do material físico na Unidade Escolar.

Língua Portuguesa (professor Luís):

TEMA: GÊNEROS TEXTUAIS: POEMA, POESIA, PROSA, TEXTO NARRATIVO, CONTO, TEXTO ARGUMENTATIVO.

CONTEÚDOS: POEMA, POESIA, PROSA, NARRAÇÃO, CONTO E ARTIGO DE OPINIÃO (NIVELAMENTO).

HABILIDADES: RECONHECER A LÍNGUA PORTUGUESA COMO REALIDADE HISTÓRICA, SOCIAL E GEOGRÁFICA, COMO MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, DA CULTURA E IDENTIDADE DE UM INDIVÍDUO, DE UM POVO E DE UMA COMUNIDADE.

ARTIGO DE OPINIÃO – NIVELAMENTO : CONFECÇÃO DE UM TEXTO A PARTIR DO TEMA: CONTROLE DE NATALIDADE.

ATIVIDADE 2
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O CONCEITO DE TEXTO NARRATIVO E TAMBÉM SOBRE CONTO.

ATIVIDADE 3
PESQUISE ACERCA DE POEMA, POESIA E PROSA.



ATIVIDADE 4
CRIE UM POEMA COM 3 ESTROFES DE CINCO VERSOS.


Arte (professora Angela):

·         TEMA: Arte, Cidade e Patrimônio Cultural
·         HABILIDADES: Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.
·         ATIVIDADE: TEATRO.               
Pesquisa:
·         Circo, patrimônio cultural imaterial, tradição familiar; escolas de circo; companhias contemporâneas.
·         A tradição do teatro cômico; o personagem “Palhaço”; o andar do clown.
·         Espetáculos circenses tanto nos picadeiros e nos palcos, como na rua.
·         Mostra de vídeo, um espetáculo de palhaço na rua.
(Registrar a pesquisa no caderno).


Língua Inglesa (professora Carla):

TEMA: Estudos Interculturais
CONTEÚDO: A língua inglesa no mundo
HABILIDADES: Identificar informações sobre os países cuja língua oficial é o inglês e compará-las com as de países de expressão em língua portuguesa / Uso das estratégias de leitura / Preposições.

Sensibilização
Sondagem
Construção de conceitos
Discussão

ATIVIDADE 2
Leia atentamente o fragmento a seguir:
Hip-hop is a type of art style/festival that started in the 1970s. It began in Jamaican American, African American, and Latino American urban areas in some of the larger cities of the United States. Hip hop uses rapping, where the rapper or group chants or says words with a rhythm that rhymes. The lyrics of hip hop songs are often about the life of urban people in the big cities. Some hip-hop song lyrics are about gangs, violence, and drugs.

ATIVIDADE 3
1)Utilizando as estratégias de leitura abordadas na sala identifique o tema abordado no texto da questão anterior.
2)Retire do texto todas as preposições.



ATIVIDADE 4
Utilizando sua criatividade produza um diálogo intercalando frases em língua inglesa e portuguesa.


Língua Inglesa (professor Evaristo): 

TRABALHO BIMESTRAL - NEWSPAPER (JORNAL).
Produção de um caderno de jornal( áudio, vídeo ou escrito) com suas respectivas reportagens.
Obs: É necessário que apresentem alguma informação em inglês

Legenda ou Vocabulário

Educação Física (professor Marcos): 

MODALIDADE ESPORTIVA: BASQUETEBOL.

ATIVIDADE 1 – LEMBRANDO, ENSINANDO E APRENDENDO Compartilhe com os(as) colegas o que você já sabe sobre o basquete e anote tudo que não se lembrava. Em seguida participe de algumas partidas, neste momento, o(a) professor(a) poderá intervir no jogo auxiliando com dicas e no cumprimento das regras. Depois da vivência do jogo, reflita com seus(suas) colegas sobre:

 Se possível assista uma partida de basquetebol pela TV ou internet.

• Todos os participantes foram igualmente solicitados durante a partida?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 • Como foi a comunicação frente a algum erro individual dentro de cada equipe? A abordagem usada motivou ou desmotivou o (a) estudante a tentar novamente?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 • As partidas fluíram normalmente ou foi preciso que o (a) professor (a) intervisse? Quais foram os principais aspectos? • Os jogadores estavam organizados com funções específicas?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

• Foi observado em alguma partida se os jogadores se agrupavam em volta da bola, deixando de lado seu posicionamento?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________



2 comentários: