sexta-feira, 26 de junho de 2020

2ºANO - 1º ROTEIRO DE ESTUDOS – 2º BIMESTRE/2020


Componente Curricular: Língua Inglesa
Professor: Evaristo F. de Almeida
Série/Turmas: 2ºA/B/C/D/E/F

TEMAS:                                                                                                                                 TOTAL DE AULAS: 04
ü  Entretenimento / Lazer
ü  Consumo x Consumismo
ü  Gênero: Anúncios Publicitários / Propagandas
ü  Meio - Ambiente
                                                  
CONTEÚDOS:

ü  Conceitos / objetivos de entretenimento ou lazer
ü  Conceito /estrutura / objetivo das propagandas
HABILIDADES:

ü  Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas publicitárias, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais
ü  Domínio na aquisição da habilidade de compreensão auditiva – listening
ü  Identificar / Reconhecer as relações entre consumo x consumismo
ü  Reconhecer a interferência do homem no meio ambiente

Descrições
 1º Momento – Entretenimento x Consumo

Em linhas gerais, o entretenimento é uma maneira de proporcionar divertimento e recreação aos indivíduos enquanto eles não estão ocupados com suas tarefas do dia a dia. Diversas ações podem ser feitas para entreter as pessoas durante seu tempo livre. Até mesmo a prática de um esporte pode ser enquadrada como entretenimento, assim como o consumo de produtos culturais, por exemplo, um filme em um cinema, um livro em casa, uma partida de futebol na televisão ou um jogo de computador.
Hoje em dia, os meios de comunicação em massa são produtores de uma grande quantidade de entretenimento, com atrações nas televisões, programas de esportes e de auditório, filmes, séries, livros etc.
Podemos listar, ainda, uma série de outras modalidades de entretenimento, tais como: Blogs, Chats, Redes Sociais, Festas Populares, Dança, Músicas Populares, Pesca, Natação e etc.
Há também atrativos que empregam a necessidade de se deslocar de casa, como acampamentos, piqueniques e passeios em parques, museus, teatros, parques de diversão e temáticos, zoológicos, e muito mais.
É importante ressaltar que, ainda que se coloquem diferenças entre o entretenimento e a cultura, é possível absorver cultura nesses momentos, como nos exemplos citados. Tudo vai depender dos objetivos de cada indivíduo, de sua formação e principalmente do interesse em consumir esse ou aquele bem cultural.
Apesar dessa afirmação, há teorias que deslocam a cultura desse tipo de atrativo, pois esta dependeria de uma absorção maior e não usada apenas como escape e divertimento.
Segundo o professor Renato Márcio Martins de Campos, no artigo Indústria Cultural e Cultura da Mídia: Produção e Distribuição do Entretenimento na Sociedade Global, na teoria crítica, “os bens culturais da humanidade são apropriados pelo capitalismo onde passam a operar como mais uma ferramenta de dominação social e desvalorização ou esvaziamento do conceito de arte”. Ou seja, a obra de arte é transformada em mercadoria, sendo comercializada como um bem qualquer e com um objetivo alienante, de reproduzir a dominação das elites burguesas sobre o trabalhador.
Como se vê, ao mesmo tempo em que o entretenimento pode ser usado como uma distração inocente no lazer do trabalhador, ele pode ser visto como um mal reprodutor de uma dominação capitalista. O que vale mesmo é o que cada um consegue fazer de positivo com o tempo livre, realizando atividades prazerosas que favorecerão o seu bem-estar e a sua saúde mental.
                                           
Leia o texto e reflita sobre o tema abordado.


 2º Momento – Anúncios x Propagandas 
Activity 1 (Atividade adaptada) Apostila SP Faz Escola.

 

A) What do you see? Can you think about any relationship between the image and people’s routine? Write down your ideas in your notebook
B) Brainstorm words related to the image and to any real life event. (Write 10 words related to image – use your creativity)


Atention / Atenção
Respondam as questões e enviem pelo respectivo link no Google Classroom.
OBS: Caso ainda não tenham acesso a plataforma, utilizem o email da área.

*Answer in English




3º Momento – Homem x Meio-Ambiente

Leia o texto abaixo e em seguida assista ao vídeo:
      Nos últimos anos, fomos espectadores de uma série de catástrofes ambientais no Brasil. Muitos dessas tragédias foram causadas por irresponsabilidades cometidas por empresas. Tudo isso originou um caos absurdo, com a perda de vidas, bens materiais e prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. Porém ainda é difícil para as pessoas diferenciar desastre natural e crime ambiental.
     O desastre natural está sempre ligado a fenômenos que partem da natureza, podendo ser de ordem climática astronômica, geológica ou biológica. Pode ser ocasionado por furacões, terremotos, inundações, incêndios ou desabamentos. Nestes casos, não há a interferência humana.
    Já os crimes ambientais são definidos como uma ação – ou uma sequência delas – responsável por causar efeitos nocivos à vida humana e animal ou prejudicar diretamente recursos naturais e o meio ambiente. Por isso, é essencial que as autoridades governamentais cobrem responsabilidade social
e ambiental de todas as instituições que fazem uso ou não de recursos naturais para suas produções.
       No Brasil, nossa memória é recente quanto ao assunto, já que vimos casos bastante extremos acontecendo em Mariana (MG) e Brumadinho (MG), onde houve um rompimento de barragens de rejeitos de mineração, causando centenas de mortes humanas e animais e danos irreparáveis na natureza.
      É por isso que profissionais como o engenheiro ambiental são importantíssimos para as empresas. A conscientização em relação às questões ambientais é indispensável hoje em dia, para que crimes como os que aconteceram nas cidades de Minas Gerais sejam evitados.
Atention / Atenção
Após analisarem os materiais disponibilizados estabeleça uma relação entre eles.
OBS: Caso ainda não tenham acesso a plataforma, utilizem o email da área


*Answer in English.







Bibliografia
Currículo Oficial do Estado de São Paulo
Caderno do Aluno SP Faz Escola (Adaptado)

Textos: https://www.gestaoeducacional.com.br/entretenimento-o-que-e/
              https://www.quora.com
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wx9vPv-T51I

Plantão de Dúvidas
·         Google Classroom – TERÇAS (07:30min – 09:10min)
·         Google Meet – o link será disponibilizado/enviado no mural da respectiva turma
·         E-mail Institucional – evaristofernandes@prof.educacao.sp.gov.br
·         Blog da áreahttps://lctcompartilha-ensinointegral.blogspot.com/
·         E-mail da árealctcompartilha@gmail.com
Componente Curricular : Educação Física
Professor: MARCOS TAVARES
Série/Turma:2ª A,B,C,D,E e F




TEMA:TÊNIS e TÊNIS DE MESA e CAPACIDADES FÍSICAS                                TOTAL DE AULAS: 4
CONTEÚDOS:
       Esporte de Rede/quadra dividida ou parede de rebote: Tênis e Tênis de Mesa.  
       Corpo saúde e beleza – efeitos fisiológicos, morfológicos e psicossociais do treinamento físico.


HABILIDADES:
Identificar alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade individual trabalhada no bimestre;
  Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos.



Descrições
Procedimentos
 1º Momento - quantidade de aulas: 4
Utilizar o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA, das páginas132 à 138, realizando as atividades propostas, assim como os links contidos no caderno do aluno e na bibliografia da Guia de Aprendizagem.
  Acessar as vídeo aulas do CMSP ( prevista uma vídeo aula de Educação Física no dia 19/06 às 17h no APP CMSP).
 Participar da aula no Plantão de Dúvidas no Classroom segunda feira, no horário das 10:15 às 11:55, com interação por chat e google meet.



Realizar a leitura dos textos do caderno do aluno e responder as atividades propostas no caderno do aluno, SP FAZ ESCOLA, da pg 132 até a pg 138. Observação: algumas atividades não serão possíveis de serem realizadas nesse momento, por conta do distanciamento social. Porém serão descritas e comentadas em vídeo aula. Realizar as pesquisas propostas no caderno do aluno, assim como o acesso aos liks indicados para que possam sanar possíveis dúvidas sobre os temas trabalhados. Participar ativamente nos Plantões de Dúvidas e das vídeos aulas no APP CMSP.
2º Momento - ATIVIDADE / AVALIAÇÃO – quantidade de aulas: 2

ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM.
2ª Série do Ensino Médio
Habilidade: Identificar alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade individual trabalhada no bimestre;
1)    Assinale em quais dos jogos a seguir indicados se utiliza algum tipo de raquete para rebater uma bolinha :
(  ) rúgbi.                                           (  ) tênis de mesa.
(  ) badminton.                                 (  ) golfe.
(  ) squash.                                       (  ) taco.
(  ) beisebol.                                     (  ) frescobol.
2)    O tênis em cadeira de rodas faz parte do programa:
(  ) dos Jogos Olímpicos.
(  ) do Torneio de Wimbledon.
(  ) dos Jogos Paralímpicos.
(  ) do Torneio de Roland-Garros.
Habilidade:; Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos;
3)    Marque V ( verdadeiro) ou F ( falso):
a)    A alimentação é importante na manutenção da saúde, mas não interfere no resultado do treinamento. (   )
b)    Um mesmo treinamento de força promove resultados diferentes e homens e mulheres da mesma idade, por vários motivos, entre eles a ação hormonal da testosterona.(   )
c)    O treinamento só traz resultados na infância e na adolescência; na fase adulta não se observam adaptações. (   )
d)    A fim de obter os benefícios do treinamento, devemos respeitar os limites do praticante, pois uma carga excessiva não só impede o desenvolvimento dos benefícios esperados como pode trazer prejuízo à saúde do indivíduo. (   )
   Responder o questionário disponibilizado para consignação de nota e devolutiva.


Bibliografia
Caderno do Aluno Vol. 2 SP FAZ ESCOLA
Plantão de Dúvidas
·         Google Classroom; segunda feira das 10:15 às 11:55.
·         E-mail institucional: mtavares@professor.educacao.sp.gov.br
·         Blog da área – e-mail: ://lctcompartilha-ensinointegral.blogspot.com
·                                                 lctcompartilha@gmail.com















Componente Curricular: Arte
Professor (a): Angela Moraes
Série/Turma: 2ºA, B, C, D, E e F.




TEMA:   Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte.
(Forma como as pessoas se expressam através das linguagens da Arte, individualmente ou em grupos).                                                                              
 TOTAL DE AULAS: 04 aulas (2 semanas)
CONTEÚDOS:

·         A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas.
·         As linguagens das linguagens da Arte.
·         A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da     gramática das linguagens artísticas. 

(Se a aproximação da Arte com o Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é o seu coração e a poética, o que o faz bater).
HABILIDADES:

§  Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de       experimentação.
§  Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu      modo de fazer.
Descrições
Procedimentos
1º Momento
Como referência de estudo, vamos usar o Caderno do Aluno, Arte, Vol.2, página 102 a 108.

Arte Visuais – Ensaios Fotográficos e Experimentações.

A fotografia é mais que um registro da realidade.
O ser humano por trás da câmera nos permite ver através do seu olhar o
Instante.
O quadro da câmera é assim como uma espécie de tesoura, recorta e
separa o que é importante e o que é acessório dentro de uma imagem fotográfica.

Falando de fotografia, temos que levar em conta alguns elementos:

·         Enquadramento (selecionar a cena mais interessante)
·         Luminosidade (Perceber os efeitos da luz no ambiente e objetos)
·         Ponto de Vista (Deitar no chão ou subir em uma cadeira, mostrando os objetos e situações do cotidiano da nossa casa, de um ângulo diferente e original.
Vamos observar as imagens de alguns artistas da Fotografia para sensibilização:

Cristiano Mascaro                          Vik Muniz
Sebastião Salgado

Sugestões de pesquisa:

Escolha:
O seu fotógrafo favorito de acordo com o tema que mais te interessar, ou por exemplo, Imagens fotográficas históricas de uma época determinada;
A história da fotografia; Sebastião Salgado; A mulher na fotografia.

O material que você produzir durante a pesquisa, me apresentem somente na volta às aulas presenciais.

Agora vamos para a ação: Peguem os celulares!!

Produzir uma fotografia de maneira pessoal, original, mostrando tudo que faz parte do nosso dia a dia, de maneira diferente.
Usando um olhar estrangeiro, para observar o que é comum.

Vocês podem criar efeitos com a luz e sombra, experimentar ambientes com pouca iluminação para criar efeitos com uma lanterna, pode utilizar também os recursos digitais com sobreposição de imagens ou colagem.

Enviar apenas uma fotografia, escolham a mais interessante entre os experimentos fotográficos que vocês fizeram.
Postar no comentário do Classroom.

Adaptação das atividades para EAD.

Leia as instruções ao lado.

Se quiser fazer uma leitura mais detalhada sobre o tema, use o caderno do aluno. Arte, Vol. 2.





Para criar uma fotografia, fique atento:
·         Enquadramento
·         Luminosidade
·         Ponto de vista














Observe as imagens ao lado, para responder uma   questão do Formulário no Classroom.



















Pesquise sobre os profissionais da fotografia para ampliar os seus conhecimentos sobre essa técnica, escolha um tema, anote no seu caderno o que você achou mais interessante.



Experimente criar efeitos na fotografia.




Enviar a fotografia mais interessante que você
Produziu.
 2º Momento / Atividade – quantidade de aulas.
Assista ao filme, “Lixo Extraordinário”, dirigido pelo artista Vik Muniz.
Anote em seu caderno, o que foi mais interessante para você, considerando o conhecimento adquirido nas atividades desenvolvidas.
Suas anotações poderão ser entregues somente na volta às aulas presenciais.

Responder o formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnKmR8pnjOI8PMhtaba5-r8Mq_ctqiTeGzPNyZbg-_2rCRsw/viewform

    Assistir ao filme
“Lixo Extraordinário”

3º Momento - ATIVIDADE / AVALIAÇÃO – quantidade de aulas.

Pesquisa sobre os profissionais da fotografia.
Assistir ao filme “Lixo Extraordinário”.
Produzir uma imagem fotográfica.




         2.0 pontos
Bibliografia
Caderno do aluno SP Faz Escola, Arte, Vol. 2.
Revista de História da Biblioteca Nacional – Fotografia, Uma viagem sem volta.
Filme: “Lixo Extraordinário” – Vik Muniz
Plantão de Dúvidas
·         Google Classroom; 3ª feira das 10:15 as 11:55.
·         E-mail institucional; angelapir@professor.sp.gov.br
Componente Curricular : Língua Portuguesa
Professor (a): Erica da Silva Paulo
Série/Turma: 2ºA,B,C e D




TEMA: ROMANTISMO                                                                                TOTAL DE AULAS:10
CONTEÚDOS:
 As características do Romantismo (autores e obras);
 A análise dos sentidos do texto e a crítica a valores sociais;

HABILIDADES:
Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve.

Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais.
Romantismo e Ultrarromantismo

Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.

Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de elaboração do sentido.

Descrições
Procedimentos
1º Momento

1º Momento -5 quantidade de aulas.

Para a realização de nossas atividades você precisará da Apostila SP Faz Escola , páginas 109 a 121
se necessário for segue o link da apostila do 2ºano do 2ºbimestre :
Pesquisar sobre o Romantismo brasileiro principais autores, perfil de  personagens e estilo de escrita.

DICA:
o que é perfil  de personagem  ?
Como é caracterizado/descrito a personagem, características físicas ou psicológicas ,como ela age? entre outros aspectos que você ache importante citar .

Ø  Faça uma pequena pesquisa na internet e/ou livros sobre Romantismo 
Ø  Em seguida faça um rascunho das respostas das questões dessas páginas 109 até a 112


2º Momento / Atividade – 5 quantidade de aulas.
 Consulte sua apostila e seus rascunhos da pesquisa realizada no momento anterior para que você consiga responder as perguntas do formulário criado por sua professora de língua portuguesa.

 FORMULÁRIO 2ºA
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHrKuJYgAIq1ZPa-GUwyg3hkdigtXHJp5v5MWZFVI6h7LOtw/viewform?usp=sf_link

FORMULÁRIO 2ºB
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2NYozkGjvvfMqnHm37WdW6xVJCB4Xx7grancCF0ay4cwM2w/viewform?usp=sf_link

FORMULÁRIO 2ºC
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdggoewt1vfMnKSAo0IQhcDccXk_f4T4xhtzJY3O4xLgywUw/viewform?usp=sf_link

FORMULÁRIO 2ºD

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4ZLeIipJhEk0HQqzFQ0RU4dV3_Alu4G9OaOutUC-nYYGevg/viewform?usp=sf_link


Ø  Lembrando que você só tem uma opção de resposta então fique muito atento ao enviar

Ø   BOA SORTE!

Essa atividade vale de 0 a 2 pontos, ou seja sua dedicação é muito importante.
Bibliografia

https://drive.google.com/a/prof.educacao.sp.gov.br/file/d/1D91v1XACXPGVMd75Aeuuc7lmHrd4vhHs/view?usp=gmail
Plantão de Dúvidas
  • E-mail institucional: ericapaulo@prof.educacao.sp.gov.br
                                      carlasantospires@prof.educacao.sp.gov.br
  • Blog da área – e-mail: lctcompartilha@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário