Componente Curricular: Língua Inglesa |
Professor: Evaristo
F. de Almeida |
Série/Turmas: 2ºA/B/C/D/E/F |
|||||
TEMAS: TOTAL DE AULAS: 04
ü Entretenimento / Lazer
ü Consumo x Consumismo
ü Gênero: Anúncios
Publicitários / Propagandas
ü Meio - Ambiente
CONTEÚDOS:
ü Conceitos / objetivos
de entretenimento ou lazer
ü Conceito /estrutura /
objetivo das propagandas
HABILIDADES:
ü Ler, compreender,
analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas publicitárias,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais
ü Domínio na aquisição da
habilidade de compreensão auditiva – listening
ü Identificar /
Reconhecer as relações entre consumo x consumismo
ü Reconhecer a
interferência do homem no meio ambiente
|
|||||||
Descrições
|
|||||||
1º Momento – Entretenimento x
Consumo
Em linhas gerais, o entretenimento é
uma maneira de
proporcionar divertimento e recreação aos indivíduos enquanto eles não estão
ocupados com suas tarefas do dia a dia. Diversas ações
podem ser feitas para entreter as pessoas durante seu tempo livre. Até mesmo
a prática de um esporte pode ser enquadrada como entretenimento, assim como o
consumo de produtos culturais, por exemplo, um filme em um cinema, um livro
em casa, uma partida de futebol na televisão ou um jogo de computador.
Hoje em dia, os meios de comunicação em massa são
produtores de uma grande quantidade de entretenimento, com
atrações nas televisões, programas de esportes e de auditório, filmes,
séries, livros etc.
Podemos listar, ainda, uma série de
outras modalidades de entretenimento, tais como: Blogs, Chats, Redes Sociais,
Festas Populares, Dança, Músicas Populares, Pesca, Natação e etc.
Há também atrativos que empregam a necessidade de se deslocar de casa,
como acampamentos, piqueniques e passeios em parques, museus, teatros,
parques de diversão e temáticos, zoológicos, e muito mais.
É importante ressaltar que, ainda que se coloquem diferenças entre o
entretenimento e a cultura, é possível absorver cultura nesses momentos, como
nos exemplos citados. Tudo vai depender dos objetivos de cada indivíduo, de
sua formação e principalmente do interesse em consumir esse ou aquele bem
cultural.
Apesar dessa afirmação, há teorias que deslocam a cultura desse tipo de
atrativo, pois esta dependeria de uma absorção maior e não usada apenas como
escape e divertimento.
Segundo o professor Renato Márcio Martins de Campos, no artigo
Indústria Cultural e Cultura da Mídia: Produção e Distribuição do
Entretenimento na Sociedade Global, na teoria crítica, “os bens
culturais da humanidade são apropriados pelo capitalismo onde passam a operar
como mais uma ferramenta de dominação social e desvalorização ou esvaziamento
do conceito de arte”. Ou seja, a obra de arte é transformada em mercadoria,
sendo comercializada como um bem qualquer e com um objetivo alienante, de
reproduzir a dominação das elites burguesas sobre o trabalhador.
Como se vê, ao mesmo tempo em que o entretenimento pode ser usado como
uma distração inocente no lazer do trabalhador, ele pode ser visto como um
mal reprodutor de uma dominação capitalista. O que vale mesmo é o que cada um
consegue fazer de positivo com o tempo livre, realizando atividades
prazerosas que favorecerão o seu bem-estar e a sua saúde mental.
|
Leia o texto e reflita sobre o tema
abordado.
|
||||||
2º Momento – Anúncios x Propagandas
Activity 1 (Atividade
adaptada) Apostila SP Faz Escola.
A) What do you see? Can you
think about any relationship between the image and people’s routine? Write
down your ideas in your notebook
B) Brainstorm words related to
the image and to any real life event. (Write 10 words related to image – use
your creativity)
|
Atention / Atenção
Respondam as questões e
enviem pelo respectivo link no Google Classroom.
OBS: Caso ainda não tenham acesso a plataforma, utilizem o email da área.
*Answer in English |
||||||
3º Momento – Homem x
Meio-Ambiente
Leia o texto
abaixo e em seguida assista ao vídeo:
Nos últimos anos, fomos espectadores de
uma série de catástrofes ambientais no Brasil. Muitos dessas tragédias foram
causadas por irresponsabilidades cometidas por empresas. Tudo isso originou
um caos absurdo, com a perda de vidas, bens materiais e prejuízos
incalculáveis ao meio ambiente. Porém ainda é difícil para as pessoas
diferenciar desastre natural e crime ambiental.
O desastre natural está sempre ligado a
fenômenos que partem da natureza, podendo ser de ordem climática astronômica,
geológica ou biológica. Pode ser ocasionado por furacões, terremotos,
inundações, incêndios ou desabamentos. Nestes casos, não há a interferência
humana.
Já
os crimes ambientais são definidos como uma ação – ou uma sequência delas –
responsável por causar efeitos nocivos à vida humana e animal ou prejudicar
diretamente recursos naturais e o meio ambiente. Por isso, é essencial que as
autoridades governamentais cobrem responsabilidade social
e ambiental de
todas as instituições que fazem uso ou não de recursos naturais para suas
produções.
No Brasil, nossa memória é recente
quanto ao assunto, já que vimos casos bastante extremos acontecendo em
Mariana (MG) e Brumadinho (MG), onde houve um rompimento de barragens de
rejeitos de mineração, causando centenas de mortes humanas e animais e danos
irreparáveis na natureza.
É por isso que profissionais como o
engenheiro ambiental são importantíssimos para as empresas. A conscientização
em relação às questões ambientais é indispensável hoje em dia, para que
crimes como os que aconteceram nas cidades de Minas Gerais sejam evitados.
|
Atention / Atenção
Após
analisarem os materiais disponibilizados estabeleça uma relação entre eles.
OBS: Caso ainda não tenham acesso a plataforma,
utilizem o email da área
*Answer in English.
|
||||||
Bibliografia
Currículo
Oficial do Estado de São PauloCaderno do Aluno SP Faz Escola (Adaptado) Textos: https://www.gestaoeducacional.com.br/entretenimento-o-que-e/ https://www.quora.com Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wx9vPv-T51I |
|||||||
Plantão de Dúvidas
·
Google Classroom – TERÇAS (07:30min –
09:10min)
·
Google
Meet – o link será disponibilizado/enviado no
mural da respectiva turma
·
E-mail
Institucional – evaristofernandes@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||||
Componente Curricular : Educação Física |
Professor: MARCOS TAVARES |
Série/Turma:2ª A,B,C,D,E e F |
|||||
TEMA:TÊNIS e TÊNIS
DE MESA e CAPACIDADES FÍSICAS TOTAL DE
AULAS: 4
CONTEÚDOS:
ᵜ Esporte de Rede/quadra dividida ou parede de
rebote:
Tênis e Tênis de Mesa.
ᵜ
Corpo saúde e beleza –
efeitos fisiológicos, morfológicos e psicossociais do treinamento físico.
HABILIDADES:
ᵜ Identificar
alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade individual
trabalhada no bimestre;
ᵜ Relacionar tipos e características de
atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades
físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos.
|
Descrições
|
Procedimentos
|
1º Momento - quantidade de aulas: 4
ᵜ Utilizar o caderno
do aluno SP FAZ ESCOLA, das páginas132 à 138, realizando as atividades
propostas, assim como os links contidos no caderno do aluno e na bibliografia
da Guia de Aprendizagem.
ᵜ Acessar as vídeo aulas do CMSP ( prevista uma vídeo aula de Educação
Física no dia 19/06 às 17h no APP CMSP).
ᵜ Participar da aula no Plantão de Dúvidas no Classroom segunda feira, no
horário das 10:15 às 11:55, com interação por chat e google meet.
|
Realizar a leitura dos textos do
caderno do aluno e responder as atividades propostas no caderno do aluno, SP
FAZ ESCOLA, da pg 132 até a pg 138. Observação: algumas atividades não serão
possíveis de serem realizadas nesse momento, por conta do distanciamento
social. Porém serão descritas e comentadas em vídeo aula. Realizar as
pesquisas propostas no caderno do aluno, assim como o acesso aos liks
indicados para que possam sanar possíveis dúvidas sobre os temas trabalhados.
Participar ativamente nos Plantões de Dúvidas e das vídeos aulas no APP CMSP.
|
2º Momento - ATIVIDADE /
AVALIAÇÃO – quantidade de aulas: 2
ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM.
2ª Série do Ensino Médio
Habilidade: Identificar alguns princípios técnicos e táticos na prática
da modalidade individual trabalhada no bimestre;
1)
Assinale em quais dos jogos a seguir indicados se utiliza algum tipo de
raquete para rebater uma bolinha :
( ) rúgbi. ( ) tênis de mesa.
( ) badminton. ( ) golfe.
( ) squash. ( ) taco.
( ) beisebol. ( ) frescobol.
2)
O tênis em cadeira de rodas faz parte do programa:
( ) dos Jogos Olímpicos.
( ) do Torneio de Wimbledon.
( ) dos Jogos Paralímpicos.
( ) do Torneio de Roland-Garros.
Habilidade:; Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios
físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os
sistemas orgânicos;
3)
Marque V ( verdadeiro) ou F ( falso):
a)
A alimentação é importante na manutenção da saúde, mas não interfere no
resultado do treinamento. ( )
b) Um mesmo treinamento de força promove
resultados diferentes e homens e mulheres da mesma idade, por vários motivos,
entre eles a ação hormonal da testosterona.( )
c) O treinamento só traz resultados na infância
e na adolescência; na fase adulta não se observam adaptações. ( )
d) A fim de obter os benefícios do treinamento,
devemos respeitar os limites do praticante, pois uma carga excessiva não só
impede o desenvolvimento dos benefícios esperados como pode trazer prejuízo à
saúde do indivíduo. ( )
|
ᵜ Responder o questionário disponibilizado
para consignação de nota e devolutiva.
|
Bibliografia
Caderno do
Aluno Vol. 2 SP FAZ ESCOLA |
|
Plantão de Dúvidas
·
Google Classroom; segunda feira das 10:15 às
11:55.
·
E-mail institucional: mtavares@professor.educacao.sp.gov.br
·
Blog da área – e-mail:
://lctcompartilha-ensinointegral.blogspot.com
·
lctcompartilha@gmail.com
|
Componente Curricular: Arte |
Professor (a): Angela Moraes |
Série/Turma: 2ºA, B, C, D, E e F. |
TEMA: Poéticas pessoais e processos colaborativos
em arte.
(Forma como as pessoas se expressam através das linguagens da Arte,
individualmente ou em grupos).
TOTAL DE AULAS: 04 aulas (2
semanas)
CONTEÚDOS:
·
A potencialidade e a singularidade poética nas
linguagens artísticas.
·
As linguagens das linguagens da Arte.
·
A operação poética de levantamento de hipóteses,
escolha e testes de elementos da
gramática das linguagens artísticas.
(Se a aproximação da Arte com o Público é um
caminho de múltiplas direções, a obra do artista é o seu coração e a poética,
o que o faz bater).
HABILIDADES:
§ Produzir poéticas
pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação.
§ Reconhecer a invenção
poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.
|
||
Descrições
|
Procedimentos
|
|
1º Momento
Como referência de estudo, vamos usar o Caderno
do Aluno, Arte, Vol.2, página 102 a 108.
Arte Visuais – Ensaios Fotográficos e
Experimentações.
A fotografia é mais que um registro da realidade.
O ser humano por trás da câmera nos permite ver
através do seu olhar o
Instante.
O quadro da câmera é assim como uma espécie de
tesoura, recorta e
separa o que é importante e o que é acessório
dentro de uma imagem fotográfica.
Falando de fotografia, temos que levar em conta
alguns elementos:
·
Enquadramento (selecionar a cena mais
interessante)
·
Luminosidade (Perceber os efeitos da luz no
ambiente e objetos)
·
Ponto de Vista (Deitar no chão ou subir em uma
cadeira, mostrando os objetos e situações do cotidiano da nossa casa, de um
ângulo diferente e original.
Vamos observar as imagens de alguns artistas da
Fotografia para sensibilização:
Cristiano Mascaro Vik Muniz
Sebastião Salgado
Sugestões de pesquisa:
Escolha:
O seu fotógrafo favorito de acordo com o tema que
mais te interessar, ou por exemplo, Imagens fotográficas históricas de uma
época determinada;
A história da fotografia; Sebastião Salgado; A
mulher na fotografia.
O material que você produzir durante a pesquisa,
me apresentem somente na volta às aulas presenciais.
Agora vamos para a ação: Peguem os celulares!!
Produzir uma fotografia de maneira pessoal,
original, mostrando tudo que faz parte do nosso dia a dia, de maneira
diferente.
Usando um olhar estrangeiro, para observar o que
é comum.
Vocês podem criar efeitos com a luz e sombra,
experimentar ambientes com pouca iluminação para criar efeitos com uma
lanterna, pode utilizar também os recursos digitais com sobreposição de
imagens ou colagem.
Enviar apenas uma fotografia, escolham a mais
interessante entre os experimentos fotográficos que vocês fizeram.
Postar no comentário do Classroom.
|
Adaptação das atividades para EAD.
Leia as instruções ao lado.
Se quiser fazer uma leitura mais detalhada sobre o tema, use o caderno
do aluno. Arte, Vol. 2.
Para criar uma fotografia, fique atento:
·
Enquadramento
·
Luminosidade
·
Ponto de vista
Observe as imagens ao lado, para responder uma questão do Formulário no Classroom.
Pesquise sobre os profissionais da fotografia para ampliar os seus
conhecimentos sobre essa técnica, escolha um tema, anote no seu caderno o que
você achou mais interessante.
Experimente criar efeitos na fotografia.
Enviar a fotografia mais interessante que você
Produziu.
|
|
2º Momento / Atividade – quantidade de
aulas.
Assista ao
filme, “Lixo Extraordinário”, dirigido pelo artista Vik Muniz.
Anote em seu
caderno, o que foi mais interessante para você, considerando o conhecimento
adquirido nas atividades desenvolvidas.
Suas
anotações poderão ser entregues somente na volta às aulas presenciais.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnKmR8pnjOI8PMhtaba5-r8Mq_ctqiTeGzPNyZbg-_2rCRsw/viewform |
Assistir ao filme
“Lixo
Extraordinário”
|
|
3º Momento - ATIVIDADE /
AVALIAÇÃO – quantidade de aulas.
Assistir ao filme “Lixo Extraordinário”. Produzir uma imagem fotográfica. |
2.0 pontos |
|
Bibliografia
Caderno do aluno SP Faz Escola, Arte, Vol. 2.Revista de História da Biblioteca Nacional – Fotografia, Uma viagem sem volta. Filme: “Lixo Extraordinário” – Vik Muniz |
||
Plantão de Dúvidas
·
Google Classroom; 3ª feira das 10:15 as 11:55.
·
E-mail institucional;
angelapir@professor.sp.gov.br
|
||
Componente Curricular : Língua Portuguesa |
Professor (a): Erica
da Silva Paulo |
Série/Turma: 2ºA,B,C e D |
TEMA: ROMANTISMO TOTAL
DE AULAS:10
CONTEÚDOS:
As características do Romantismo (autores e obras);
A análise dos sentidos do texto
e a crítica a valores sociais;
HABILIDADES:
Inferir o sentido de
palavras ou expressões em textos literários do século XIX, considerando o
contexto que as envolve.
Identificar em
manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos,
históricos e sociais.
Romantismo e
Ultrarromantismo
Reconhecer o texto
literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e
valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.
Reconhecer diferentes
elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo
e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do
romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de
elaboração do sentido.
|
|
Descrições
|
Procedimentos
|
1º Momento
1º Momento -5 quantidade
de aulas.
Para a realização de nossas atividades você precisará da Apostila SP
Faz Escola , páginas 109 a 121
se necessário for segue o link da apostila do 2ºano do 2ºbimestre :
Pesquisar sobre o
Romantismo brasileiro principais autores, perfil de personagens e estilo de escrita.
DICA:
o que é perfil de personagem ?
Como é caracterizado/descrito
a personagem, características físicas ou psicológicas ,como ela age? entre
outros aspectos que você ache importante citar .
|
Ø Faça uma pequena pesquisa na internet e/ou
livros sobre Romantismo
Ø Em
seguida faça um rascunho das respostas das questões dessas páginas 109 até a
112
|
2º Momento / Atividade –
5 quantidade de aulas.
Consulte
sua apostila e seus rascunhos da pesquisa realizada no momento anterior para
que você consiga responder as perguntas do formulário criado por sua
professora de língua portuguesa.FORMULÁRIO 2ºA https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHrKuJYgAIq1ZPa-GUwyg3hkdigtXHJp5v5MWZFVI6h7LOtw/viewform?usp=sf_link FORMULÁRIO 2ºB https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2NYozkGjvvfMqnHm37WdW6xVJCB4Xx7grancCF0ay4cwM2w/viewform?usp=sf_link FORMULÁRIO 2ºC https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdggoewt1vfMnKSAo0IQhcDccXk_f4T4xhtzJY3O4xLgywUw/viewform?usp=sf_link FORMULÁRIO 2ºD https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4ZLeIipJhEk0HQqzFQ0RU4dV3_Alu4G9OaOutUC-nYYGevg/viewform?usp=sf_link |
Ø Lembrando que você só
tem uma opção de resposta então fique muito atento ao enviar
Ø BOA SORTE!
Essa atividade vale de 0 a 2 pontos, ou seja sua dedicação é muito
importante.
|
Bibliografia
https://drive.google.com/a/prof.educacao.sp.gov.br/file/d/1D91v1XACXPGVMd75Aeuuc7lmHrd4vhHs/view?usp=gmail |
|
Plantão de Dúvidas
carlasantospires@prof.educacao.sp.gov.br
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário