sexta-feira, 26 de junho de 2020

3ºANO - 1º ROTEIRO DE ESTUDOS – 2º BIMESTRE/2020


1º ROTEIRO DE ESTUDOS – 2º BIMESTRE/2020

Componente Curricular : Língua Portuguesa Professor (a): Kelly Montani Série/Turma: 3ºA,B,C,D




TEMA:  Práticas de Leitura e de Escrita.                                             TOTAL DE AULAS: 12 aulas
CONTEÚDOS:
Ø  Textos para Leitura e escrita:
Ø  Literatura: Modernismo e o modernismo no Brasil
Ø  Poesia Modernista
Ø  Prosa Modernista
Ø  Características e organização de uma produção textual: meses; paródias, caça-palavras literário
Ø  Práticas de oralidade:
Ø  Poesia e Prosa Modernista (contos)

HABILIDADES:
·         Inferir significados, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios.
·         D16- Identificar efeito de ironia ou humor em textos variados.
·         D6- Identificar a tese de um texto.
·         Ler, compreender, analisar e interpretar textos dissertativos-argumentatvos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
·         Reconhecer as características e a organização de um artigo de opinião.
·         Produzir um artigo de opinião, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração .



Descrições
1º Momento –  Leitura - 04 aulas

Caderno do Aluno – Atividade 1 – Escola Literária Moderna E O Modernismo No Brasil.
1ºAssistir a Biografia
https://youtu.be/Y9ysmrBFpIU  - Biografia de Mario de Andrade para auxiliar na compreensão dos textos.

2º Leitura dos textos: Lundu do escritor difícil- página 103
                                   Compreensão do poema – página 104
                                   Ode ao Burguês – página 106
                                   Compreensão do texto – página 107
Assista o vídeo sobre Mário de Andrade e Leia os poemas para responder as questões a respeito deles.



 2º Momento / Atividade – Pesquisa – 4 aulas

   Realize uma pesquisa a partir das questões da página 104 e faça um resumo sobre o que aprendeu com as pesquisas feitas.
Assista o vídeo sobre os manifestos Pau-Brasil e Antropófago (link)

https://youtu.be/tWJCbUL_vak - A diferença entre o Manifesto Pau-Brasil e o Manifesto Antropófago.

Assista o vídeo sobre os manifestos e faça a pesquisa sobre a Belle Époque e Semana da Arte Moderna e produza um resumo da pesquisa.

3º Momento – Produção de uma  Paródia/meme  e leitura –  4 aulas

Planejando a escrita    Leia sobre o que é paródia e meme literário para produzir seu texto - Páginas 107 a 109

Assista o vídeo sobre Macunaíma antes de fazer a leitura do texto.
https://youtu.be/8pShSC2E6aQ - Resumo sobre Macunaíma
3º Leia a prosa Macunaíma – Página 109 a 111
                                               Compreensão do texto – Páginas 111 e 112.



Faça a leitura sobre o  que é uma parodia e meme literário para produzir seu texto.

Assista o vídeo sobre a obra Macunaíma para finalizar com a leitura do texto e realização das atividades.

Avaliação

As atividades podem ser feitas no caderno ou na própria apostila, enviando  as respostas por email ou no próprio Classroom.
Este plano de aula vale no máximo 2,0.
Bibliografia
Caderno do Aluno SP Faz Escola;
Site: Mundo Impresso; Vestibuler.
Vídeo: Biografia; Manifestos, Macunaíma.



Plantão de Dúvidas

·         E-mail institucional - kellymontani@professor.educacao.sp.gov.br
·         Blog da área – lctcompartilha@gmail.com












Componente Curricular: Língua Inglesa Professora: Thays P. D’Alessandro/ Carla Santos Pires. Série/Turma: 3ª Série A, B, C e D.




TEMA:                                                                                                                         TOTAL DE AULAS: 04
ü  Desastres e desastres naturais;
ü  Gênero: Anúncio de emprego.                                                               
CONTEÚDOS:
ü  Diferenças entre desastres e desastres naturais;
ü  O que são Tsunamis e seus impactos ambientais.
ü  Quais as características do gênero ‘anúncio de emprego’.
HABILIDADES:
ü  Ler, compreender, analisar e interpretar;
ü  Distinguir o impacto dos tsunamis em diferentes áreas;
ü  Domínio na aquisição da habilidade de compreensão auditiva – listening;
ü  Localizar e interpretar informações em um texto;
ü  Reconhecer as características e a organização de um anúncio de emprego.



Descrições
Procedimentos
 1º Momento – Desastres e desastres naturais.  
Você compreende a diferença entre desastres e desastres naturais? Já assistiu filme que relate algum desses? Leia o texto abaixo e assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wx9vPv-T51I .
      Nos últimos anos, fomos espectadores de uma série de catástrofes ambientais no Brasil. Muitos dessas tragédias foram causadas por irresponsabilidades cometidas por empresas. Tudo isso originou um caos absurdo, com a perda de vidas, bens materiais e prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. Porém ainda é difícil para as pessoas diferenciar desastre natural e crime ambiental.
     O desastre natural está sempre ligado a fenômenos que partem da natureza, podendo ser de ordem climática astronômica, geológica ou biológica. Pode ser ocasionado por furacões, terremotos, inundações, incêndios ou desabamentos. Nestes casos, não há a interferência humana.
    Já os crimes ambientais são definidos como uma ação – ou uma sequência delas – responsável por causar efeitos nocivos à vida humana e animal ou prejudicar diretamente recursos naturais e o meio ambiente. Por isso, é essencial que as autoridades governamentais cobrem responsabilidade social e ambiental de todas as instituições que fazem uso ou não de recursos naturais para suas produções.
       No Brasil, nossa memória é recente quanto ao assunto, já que vimos casos bastante extremos acontecendo em Mariana (MG) e Brumadinho (MG), onde houve um rompimento de barragens de rejeitos de mineração, causando centenas de mortes humanas e animais e danos irreparáveis na natureza.
      É por isso que profissionais como o engenheiro ambiental são importantíssimos para as empresas. A conscientização em relação às questões ambientais é indispensável hoje em dia, para que crimes como os que aconteceram nas cidades de Minas Gerais sejam evitados.
                                           (Trecho extraído do site da USCS – Universidade de Engenharia Ambiental).

Leia o texto, assista ao vídeo e reflita sobre o tema. 


 2º Momento - Desastres e desastres naturais.  
Activity 1 – page 119 (Atividade adaptada) Apostila SP Faz Escola.
A) What can you see in this image? Is it a representation of something fictional or a situation that has happened?
B) Brainstorm words related to the image and to any real life event. (Write 10 words related to image – use your creativity)
C) Do you think that most people are prepared to face natural hazards or disasters even if they live in risky places?

 




















Atenção: Responder no caderno e anexar a atividade no Classroom ou enviar para o e-mail da área (caso não tenha acesso a plataforma Google Classroom).

*Answer in English.




3º Momento – Gênero: Anúncio de emprego.

Read the text below and answer the questions:

Sale Representative, Catalog Sales
Job description
Mover Publications, a subsidiary of Courier Corporation publisher, is seeking an experienced catalog sales representative. This sales position will be responsible for selling to customers who promote and sell Mover products through their own proprietary catalogs and direct marketing.
Responsibilities include
Prospect for, contact and sell to potential and existing clients primarily through telephones/sales presentations to meet/exceed revenue targets. Telephone sales to increase the number of Mover products. Provide confident, high-energy presentations to new and existing customers to grow existing testimonials and obtain new sales.
Qualifications include
Bachelor’s degree or equivalent, superior presentation skills (oral and written). 3-4 years of professional experience in a sales role. Willingnesss to travel, including overnight travel, including overnight travel (approximately 15% overnight travel). PC computer knowledge in a Windows environment preferred. MS Word, Excel and Access strongly preferred. Excellent interpersonal skills. Must have effective persuasion and negotiation skills. Excellent written and verbal communication skills, Independent, self-starter.
Contact information
Interested applicants should submit a résumé to:
Company: Mover Publications
Address: 31 East 2nd Street, Mineola, NY 11501
Fax: 516-746-1592 Reference code: D062
1. Que tipo de texto é esse? Justifique a sua resposta apontando três características presentes no texto. (Responda em inglês)
2. Complete os itens a seguir com informações do texto: (Responda em inglês)
Position:_________________
Kind of company: _________________________
Contact/e-mail: ____________________________
Education/degree: ___________________________
3. Quais as habilidades que o candidato precisa ter? (Responda em inglês)
_____________________________________________________________
4. Qual a alternativa que apresenta uma informação que NÃO é mencionada no texto:
a) salary.                                c) qualifications.
b) previous experience.         d) responsibilities


Atenção: Responder no caderno e anexar a atividade no Classroom ou enviar para o e-mail da área (caso não tenha acesso a plataforma Google Classroom).
*Answer in English.










Bibliografia
Currículo do Estado de São Paulo;
Caderno do Aluno SP Faz Escola;
Site da USCS – Universidade de Engenharia Ambiental;
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wx9vPv-T51I

Plantão de Dúvidas
·         Google Classroom – todas às terças-feiras das 10h15 às 11h55;
·         Google Meet – o link será enviado durante as aulas no Classroom;
·         E-mail institucional – thayspaiva@prof.educacao.sp.gov.br;
·         Blog da área – https://lctcompartilha-ensinointegral.blogspot.com/
·         E-mail da área – lctcompartilha@gmail.com



































































Componente Curricular : Educação Física Professor: MARCOS TAVARES Série/Turma:3ª A,B,C,e D




TEMA: DANÇA                                                       TOTAL DE AULAS: 4
CONTEÚDOS:
Ø  . Atividade rítmica: hip-hop e street dance


HABILIDADES:
  Caracterizar o movimento hip hop como expressão sociocultural.
  Identificar os diferentes estilos de street dance.



Descrições
Procedimentos
 1º Momento - quantidade de aulas: 4
Utilizar o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA, das páginas128 à 129, realizando as atividades propostas, assim como os links contidos no caderno do aluno e na bibliografia da Guia de Aprendizagem.
  Acessar as vídeo aulas do CMSP ( prevista uma vídeo aula de Educação Física no dia 19/06 às 18:30 no APP CMSP).
 Participar da aula no Plantão de Dúvidas no Classroom terça feira, no horário das 12:55 às 14:35, com interação por chat e google meet.

Realizar a leitura dos textos do caderno do aluno e responder as atividades propostas no caderno do aluno, SP FAZ ESCOLA, da pg 128 até a pg 129. Observação: algumas atividades não serão possíveis de serem realizadas nesse momento, por conta do distanciamento social. Porém serão descritas e comentadas em vídeo aula. Realizar as pesquisas propostas no caderno do aluno, assim como o acesso aos liks indicados para que possam sanar possíveis dúvidas sobre os temas trabalhados. Participar ativamente nos Plantões de Dúvidas e das vídeos aulas no APP CMSP.





2º Momento - ATIVIDADE / AVALIAÇÃO – quantidade de aulas: 2

ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM.
3ª Série do Ensino Médio
Habilidade: Caracterizar o movimento hip hop como expressão sociocultural.
1)     O que é:
 MC - ________________________________________  _____            
DJ -__________________________________________ _____            
grafiteiro-__________________________________________                        
b-boy-_____________________________________________
Habilidade: Identificar os diferentes estilos de street dance.
1)Cole figuras ou faça desenho de passos ou danças de street dance.

   Responder o questionário disponibilizado para consignação de nota e devolutiva.

Bibliografia
Caderno do Aluno Vol. 2 SP FAZ ESCOLA

Plantão de Dúvidas
·         Google Classroom: terça feira das 12:55 às 14:35;
·         E-mail institucional: mtavares@professor.educacao.sp.gov.br
·         Blog da área – e-mail: ://lctcompartilha-ensinointegral.blogspot.com
                                                   lctcompartilha@gmail.com

























Componente Curricular: Arte Professor (a): Angela Moraes Série/Turma:  3ºA, B, C e D




TEMA: Experimentação da Dança                                             TOTAL DE AULAS: 04 aulas (15 dias)
CONTEÚDOS:
     
·         Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação virtuais;
·         Suportes e ferramentas tecnológicas para produção digital em dança
HABILIDADES:
                                    
·         Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança;
·         Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança;



Descrições
Procedimentos
 1º Momento - quantidade de aulas (período de 15 a 29/06)

Como referência de estudo, vamos usar o Caderno do Aluno, Arte, Vol.2, página 96 a 101.

Experimentação em Dança.

Dançar significa experimentar o corpo em movimentos para além da sua função cotidiana.
O corpo poderá ter experiências de criação e construção de movimentos expressivos, quem dança está envolvido com o seu mundo interno, sua memória e sua história, dialogando com as outras culturas de dança presentes no mundo.

Atividade de Dança:

Neste bimestre, vamos ampliar nossos conhecimentos sobre Dança.
Pesquisar sobre:
Os profissionais e profissões contemporâneas, que usam a tecnologia e as mídias digitais na produção de espetáculos de dança.
Para saber mais sobre as profissões em dança, acesse os links da página 97.

Acesse os links abaixo e assista aos vídeos de Dança
<https://www. youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE>.
<https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A>.

                                    
Adaptação das atividades para EAD.

Leia as instruções ao lado.

Se quiser fazer uma leitura mais detalhada sobre o tema, use o caderno do aluno.






Pesquise sobre os profissionais e espetáculos de danças que usam a tecnologia.


Acesse os links ao lado e assista aos vídeos de Dança.
 2º Momento / Atividade
Agora que você já, pesquisou sobre os profissionais da Dança e assistiu aos vídeos:
Responda o formulário sobre as profissões contemporâneas e o uso da tecnologia em espetáculos de Dança.

https://docs.google.com/forms/d/1_yUU6-JDKXsvsJEw7QXNBlk8witIvjrzhTEM8IO69Jk/edit?usp=sharing


Responder o Formulário.

3º Momento - ATIVIDADE / AVALIAÇÃO

Pesquisa sobre os profissionais de Dança, e o uso da Tecnologia nos espetáculos.
Assistir aos vídeos de Dança.

     2.0 pontos
Bibliografia
Caderno do Aluno SP Faz Escola – Vol. 2
Vídeos do You tube

Plantão de Dúvidas
·         Google Classroom; 2ª feira – 10:15 às 11:55.


Nenhum comentário:

Postar um comentário