1º ROTEIRO DE ESTUDOS – 2º BIMESTRE/2020
Componente Curricular : Língua Portuguesa | Professor (a): Kelly Montani | Série/Turma: 3ºA,B,C,D |
TEMA: Práticas de Leitura e de Escrita. TOTAL DE AULAS: 12 aulas
CONTEÚDOS:
Ø Textos
para Leitura e escrita:
Ø Literatura: Modernismo
e o modernismo no Brasil
Ø Poesia Modernista
Ø Prosa Modernista
Ø Características e
organização de uma produção textual: meses; paródias, caça-palavras literário
Ø Práticas
de oralidade:
Ø Poesia e Prosa
Modernista (contos)
HABILIDADES:
·
Inferir significados, apoiando-se em pistas presentes
no texto e na mobilização de conhecimentos prévios.
·
D16- Identificar efeito de ironia ou humor em
textos variados.
·
D6- Identificar a tese de um texto.
·
Ler, compreender, analisar e interpretar textos
dissertativos-argumentatvos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais.
·
Reconhecer as características e a organização de
um artigo de opinião.
·
Produzir um artigo de opinião, compreendendo a
produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração .
|
Descrições
|
|
1º Momento – Leitura - 04 aulas
Caderno do Aluno
– Atividade 1 – Escola Literária Moderna E O Modernismo No Brasil.
1ºAssistir a Biografia
https://youtu.be/Y9ysmrBFpIU - Biografia
de Mario de Andrade para auxiliar na compreensão dos textos.
2º Leitura dos textos:
Lundu do escritor difícil-
página 103
Compreensão do poema – página 104
Ode ao Burguês – página 106
Compreensão do texto – página 107
|
Assista o vídeo sobre Mário de
Andrade e Leia os poemas para responder as questões a respeito deles.
|
2º Momento / Atividade – Pesquisa – 4 aulas
2º Assista o vídeo sobre os manifestos Pau-Brasil e Antropófago (link) |
Assista o vídeo sobre
os manifestos e faça a pesquisa sobre a Belle Époque e Semana da Arte Moderna
e produza um resumo da pesquisa.
|
3º Momento – Produção de
uma Paródia/meme e leitura – 4 aulas
1º Planejando
a escrita – Leia sobre o que é paródia
e meme literário para produzir seu texto - Páginas 107 a 109
2º Assista
o vídeo sobre Macunaíma antes de fazer a leitura do texto.
https://youtu.be/8pShSC2E6aQ - Resumo sobre Macunaíma3º Leia a prosa Macunaíma – Página 109 a 111 Compreensão do texto – Páginas 111 e 112. |
Faça a leitura sobre o que é uma
parodia e meme literário para produzir seu texto.
Assista o vídeo sobre a obra Macunaíma para finalizar com a leitura do
texto e realização das atividades.
|
Avaliação
As atividades podem ser feitas no caderno ou na própria apostila,
enviando as respostas por email ou no
próprio Classroom.
|
Este plano de aula vale no máximo 2,0.
|
Bibliografia
Caderno do Aluno SP Faz Escola;
Site: Mundo Impresso; Vestibuler.
Vídeo: Biografia; Manifestos, Macunaíma.
|
|
Plantão de Dúvidas
·
E-mail institucional - kellymontani@professor.educacao.sp.gov.br
|
Componente Curricular: Língua Inglesa | Professora: Thays P. D’Alessandro/ Carla Santos Pires. | Série/Turma: 3ª Série A, B, C e D. |
TEMA: TOTAL
DE AULAS: 04
ü Desastres e desastres
naturais;
ü Gênero: Anúncio de
emprego.
CONTEÚDOS:
ü Diferenças entre
desastres e desastres naturais;
ü O que são Tsunamis
e seus impactos ambientais.
ü Quais as
características do gênero ‘anúncio de emprego’.
HABILIDADES:
ü Ler, compreender,
analisar e interpretar;
ü Distinguir o impacto
dos tsunamis em diferentes áreas;
ü Domínio na aquisição da
habilidade de compreensão auditiva – listening;
ü Localizar e interpretar
informações em um texto;
ü Reconhecer as
características e a organização de um anúncio de emprego.
|
Descrições
|
Procedimentos
|
|
1º Momento – Desastres e desastres
naturais.
Você compreende a diferença entre desastres e
desastres naturais? Já assistiu filme que relate algum desses? Leia o texto
abaixo e assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wx9vPv-T51I .
Nos últimos anos, fomos espectadores de
uma série de catástrofes ambientais no Brasil. Muitos dessas tragédias foram
causadas por irresponsabilidades cometidas por empresas. Tudo isso originou
um caos absurdo, com a perda de vidas, bens materiais e prejuízos
incalculáveis ao meio ambiente. Porém ainda é difícil para as pessoas
diferenciar desastre natural e crime ambiental.
O desastre natural está sempre ligado a
fenômenos que partem da natureza, podendo ser de ordem climática astronômica,
geológica ou biológica. Pode ser ocasionado por furacões, terremotos,
inundações, incêndios ou desabamentos. Nestes casos, não há a interferência
humana.
Já os crimes ambientais são definidos
como uma ação – ou uma sequência delas – responsável por causar efeitos
nocivos à vida humana e animal ou prejudicar diretamente recursos naturais e
o meio ambiente. Por isso, é essencial que as autoridades governamentais
cobrem responsabilidade social e ambiental de todas as instituições que fazem
uso ou não de recursos naturais para suas produções.
No Brasil, nossa memória é recente
quanto ao assunto, já que vimos casos bastante extremos acontecendo em
Mariana (MG) e Brumadinho (MG), onde houve um rompimento de barragens de
rejeitos de mineração, causando centenas de mortes humanas e animais e danos
irreparáveis na natureza.
É por isso que profissionais como o
engenheiro ambiental são importantíssimos para as empresas. A conscientização
em relação às questões ambientais é indispensável hoje em dia, para que
crimes como os que aconteceram nas cidades de Minas Gerais sejam evitados.
(Trecho extraído do site da USCS –
Universidade de Engenharia Ambiental).
|
Leia o texto, assista ao vídeo e reflita sobre o tema.
|
|
2º Momento - Desastres e desastres
naturais.
Activity 1 – page 119 (Atividade
adaptada) Apostila SP Faz Escola.
A) What can you see in this
image? Is it a representation of something fictional or a situation that has
happened?
B) Brainstorm words related to
the image and to any real life event. (Write 10 words related to image – use
your creativity)
C) Do you think that most
people are prepared to face natural hazards or disasters even if they live in
risky places?
|
Atenção:
Responder no caderno e anexar a atividade no Classroom ou enviar para o
e-mail da área (caso não tenha acesso a plataforma Google Classroom).
*Answer in English. |
|
3º Momento – Gênero:
Anúncio de emprego.
Read the text below and answer the questions:
|
Atenção:
Responder no caderno e anexar a atividade no Classroom ou enviar para o
e-mail da área (caso não tenha acesso a plataforma Google Classroom).
*Answer in English. |
|
Bibliografia
Currículo
do Estado de São Paulo; Caderno do Aluno SP Faz Escola; Site da USCS – Universidade de Engenharia Ambiental; Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wx9vPv-T51I |
||
Plantão de Dúvidas
·
Google Classroom –
todas às terças-feiras das 10h15 às 11h55;
·
Google Meet – o link
será enviado durante as aulas no Classroom;
·
E-mail institucional –
thayspaiva@prof.educacao.sp.gov.br;
|
Componente Curricular : Educação Física | Professor: MARCOS TAVARES | Série/Turma:3ª A,B,C,e D |
TEMA: DANÇA
TOTAL DE AULAS: 4
CONTEÚDOS:
Ø . Atividade rítmica: hip-hop e street
dance
HABILIDADES:
● Caracterizar o movimento hip hop como
expressão sociocultural.
● Identificar os diferentes estilos de street
dance.
|
Descrições
|
Procedimentos
|
1º Momento - quantidade de aulas: 4
ᵜ Utilizar o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA, das páginas128 à 129,
realizando as atividades propostas, assim como os links contidos no caderno
do aluno e na bibliografia da Guia de Aprendizagem.
ᵜ Acessar as vídeo aulas do CMSP ( prevista uma vídeo aula de Educação
Física no dia 19/06 às 18:30 no APP CMSP).
ᵜ Participar da aula no Plantão de Dúvidas no Classroom terça feira, no
horário das 12:55 às 14:35, com interação por chat e google meet.
|
Realizar a leitura dos textos do
caderno do aluno e responder as atividades propostas no caderno do aluno, SP
FAZ ESCOLA, da pg 128 até a pg 129. Observação: algumas atividades não serão
possíveis de serem realizadas nesse momento, por conta do distanciamento
social. Porém serão descritas e comentadas em vídeo aula. Realizar as
pesquisas propostas no caderno do aluno, assim como o acesso aos liks
indicados para que possam sanar possíveis dúvidas sobre os temas trabalhados.
Participar ativamente nos Plantões de Dúvidas e das vídeos aulas no APP CMSP.
|
2º Momento - ATIVIDADE /
AVALIAÇÃO – quantidade de aulas: 2
ATIVIDADE DE
ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM.
3ª Série do Ensino
Médio
Habilidade: Caracterizar o
movimento hip hop como expressão sociocultural.
1) O que é:
MC -
________________________________________ _____
DJ
-__________________________________________ _____
grafiteiro-__________________________________________
b-boy-_____________________________________________
Habilidade: Identificar os
diferentes estilos de street dance.
1)Cole figuras ou
faça desenho de passos ou danças de street dance.
|
ᵜ Responder o questionário disponibilizado
para consignação de nota e devolutiva.
|
Bibliografia
Caderno do
Aluno Vol. 2 SP FAZ ESCOLA |
|
Plantão de Dúvidas
·
Google Classroom: terça feira das 12:55 às 14:35;
·
E-mail institucional:
mtavares@professor.educacao.sp.gov.br
·
Blog da área – e-mail:
://lctcompartilha-ensinointegral.blogspot.com
lctcompartilha@gmail.com |
Componente Curricular: Arte | Professor (a): Angela Moraes | Série/Turma: 3ºA, B, C e D |
TEMA: Experimentação da Dança TOTAL
DE AULAS: 04 aulas (15 dias)
CONTEÚDOS:
·
Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de
comunicação virtuais;
·
Suportes e ferramentas tecnológicas para produção digital em
dança
HABILIDADES:
·
Investigar novas possibilidades como videodança e performance em
dança;
·
Reconhecer os elementos e características encontradas na
linguagem da dança;
|
Descrições
|
Procedimentos
|
1º Momento - quantidade de aulas (período de
15 a 29/06)
Como referência de estudo, vamos usar o Caderno
do Aluno, Arte, Vol.2, página 96 a 101.
Experimentação em Dança.
Dançar significa experimentar o corpo em
movimentos para além da sua função cotidiana.
O corpo poderá ter experiências de criação e
construção de movimentos expressivos, quem dança está envolvido com o seu
mundo interno, sua memória e sua história, dialogando com as outras culturas
de dança presentes no mundo.
Atividade de Dança:
Neste bimestre, vamos ampliar nossos
conhecimentos sobre Dança.
Pesquisar sobre:
Os profissionais e profissões contemporâneas, que
usam a tecnologia e as mídias digitais na produção de espetáculos de dança.
Para saber mais sobre as profissões em dança,
acesse os links da página 97.
Acesse os links abaixo e assista aos vídeos de Dança <https://www. youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE>. <https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A>. |
Adaptação das atividades para EAD.
Leia as instruções ao lado.
Se quiser fazer uma leitura mais detalhada sobre o tema, use o caderno
do aluno.
Pesquise sobre os profissionais e espetáculos de danças que usam a
tecnologia.
Acesse os links ao lado e assista aos vídeos de Dança.
|
2º Momento / Atividade
Agora que você já, pesquisou sobre os
profissionais da Dança e assistiu aos vídeos:Responda o formulário sobre as profissões contemporâneas e o uso da tecnologia em espetáculos de Dança. https://docs.google.com/forms/d/1_yUU6-JDKXsvsJEw7QXNBlk8witIvjrzhTEM8IO69Jk/edit?usp=sharing |
|
3º Momento - ATIVIDADE /
AVALIAÇÃO
Assistir aos vídeos de Dança. |
2.0 pontos |
Bibliografia
Caderno do Aluno SP Faz Escola
– Vol. 2Vídeos do You tube |
|
Plantão de Dúvidas
·
Google Classroom; 2ª feira – 10:15 às 11:55.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário